Sobre Nós

Histórico da comunidade:

A década de 80 apresentou-se como um marco de grande fervor na Renovação Carismática Católica nacional. Em Curitiba, de igual forma, houve o surgimento de inúmeros grupos de oração. Nessa época frutífera, entretanto, observou-se uma lacuna: não havia nada especificamente relacionado à juventude.

Nesse contexto de ausência, em 1985 Rogério Sisti Peres e Luiz Antônio Gonzaga de Oliveira, – recém chegados da cidade de Londrina para completar seus estudos – sentiram o desejo de realizar uma obra entre os jovens e deram início a um grupo que se reunia com frequência para compartilhar momentos de espiritualidade, almoços, domingos juntos e muitos outros momentos de convivência e partilha. Esta caminhada de aproximadamente dois anos culminou em setembro de 1987 com o início do Grupo Jovem de Louvor “Vale de Saron”. Esse marco histórico do primeiro encontro aconteceu no colégio da Divina Providência, na Rua do Rosário.

A partir da criação efetiva do Grupo de Jovens de Louvor Vale de Saron, incendiados pelo poder do Espírito Santo e movidos pelo amor a Cristo e à Igreja, iniciou-se um momento novo para a juventude de Curitiba. Em 1989 a aproximação do Vale de Saron com a Renovação Carismática de Curitiba se fortaleceu quando Luiz Antonio Gonzaga de Oliveira – um dos fundadores do grupo – foi escolhido o primeiro coordenador jovem da RCC da arquidiocese; foi ele quem idealizou um momento de encontro de espiritualidade no período de carnaval: o Gabaon, que perdura até hoje e é um dos maiores encontros da igreja local.

O Grupo Vale de Saron sempre buscou estar próximo e fiel à Igreja de Curitiba, estando juntos e submissos a seu Arcebispo, Bispos auxiliares ou Presbíteros indicados por estes para acompanhamento do grupo ao longo de sua história.

Em 1994 o Grupo de Louvor Vale de Saron – já em sua maturidade e não tendo mais como foco único a juventude –após alguns encontros cujos pregadores foram enviados pela Comunidade Católica Shalom de Fortaleza-CE, chegou ao consenso de que o grupo iniciara-se com uma moção diferente dos demais grupos de oração da RCC. Foi então que a liderança da época discerniu que, de fato, o trabalho iniciado por Deus não era de um Grupo de louvor, mas de uma Comunidade Nova, com carisma e espiritualidade próprios: a Comunidade Católica Vale de Saron.

Em 23 de setembro de 2015 a Comunidade recebeu a aprovação de seus estatutos e reconhecimento arquidiocesano das mãos de D. José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba.

reconhecimento