home Destaques, Formação Mulher, seja sábia

Mulher, seja sábia

Mulher, seja sábia

Um ensaio sobre a sabedoria feminina

“Uma mulher realmente sábia edifica a sua casa, enquanto a insensata derruba-a com as suas próprias mãos”. (Pr 14,1)

Nós, mulheres, temos dentro de nosso ser a arte de educar. Claro que muitas vezes nós não percebemos. Às vezes, sem ter noção disso, estamos tentando ensinar algo a alguém. Sendo assim, nós mulheres podemos inspirar muito facilmente as pessoas à nossa volta. Lembrando que isso pode acontecer tanto para o bem quanto para o mal.

Vamos primeiro entender a diferença entre sabedoria e inteligência. A inteligência é a capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos. Já a sabedoria - que falta muito hoje em dia - é quando a pessoa está atenta para aprender com situações do cotidiano, é saber crescer com as experiências.

Então agora podemos entender um pouco mais a fundo o versículo acima. Isso porque às vezes achamos que ser sábia é ser inteligente, mas na verdade é lidar com as situações da vida com cuidado alinhado à inteligência.

Construindo um lar com sabedoria

A mulher quando age com sabedoria, ela constrói pontes, não muros. Tal coração busca envolver os que com ela convivem, transformando uma simples casa em verdadeiro lar. (Padre Adriano Zandozá)

Que fique muito claro que a mulher não constrói esse lar sozinha. Os homens também tem seus dons específicos que, ao unir com os dons da mulher, formam um lar em grande sintonia. Mas como já sabemos, a mulher tem uma sensibilidade muito mais aguçada, facilitando esse convívio familiar.

Uma mulher que usa da sabedoria compreende que o caminho para se construir uma família não é fácil e nem a curto prazo, mas que exige muita dedicação de todas as partes envolvidas. A mulher com seu dom de usar a sabedoria vai instruindo ao outros a assumirem suas responsabilidades. Mas lembrem: é utilizando a sabedoria. Não adianta querer resolver as coisas de outras formas.

De fato não somos perfeitas, mas todas as vezes que pensarmos em agir impulsivamente aquele versículo deve estar cravado em nossos corações. Precisamos de mulheres que impulsionem as pessoas para cima e não ao contrário. Mulheres que não confundam as coisas, que tenham um coração puro.

Como o mundo precisa de mulheres assim, que não confundam feminilidade com sedução, nem beleza com malícia.(Padre Adriano Zandoná)

Criando pessoas com sabedoria

Quando a gente decide usar a sabedoria para coisas boas, ela faz muito bem a todos que estão à nossa volta. É assim que conseguimos educar os filhos, que serão ótimas pessoas que criarão outras ótimas pessoas. Isso é incrível, pois pensando em como está nossa sociedade hoje, precisamos criar pessoas melhores - isso é urgente.

Que alegria quando vemos pessoas fortemente educadas. Pessoas que foram educadas com sabedoria não se deixam abater, pois elas foram iluminadas para também enxergar o mundo com o olhar da beleza e esperança.

Então que nós mulheres possamos ter a consciência de que colhemos aquilo que plantamos. Que possamos ser mulheres que edificam os lares, e todas as pessoas que estiverem por perto. Que criemos pessoas que enxerguem além, com a beleza do olhar de Deus.

“As palavras e atitudes com as quais educamos alguém só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo e as pessoas de forma melhor (...). Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem... O ato de ver não é coisa natural. Ele precisa ser aprendido estimulado e ensinado. (Rubem Alves)

 

Verônica Góes Duarte

Consagrada da Comunidade Vale de Saron

Acesse nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades da comunidade:
facebook.com/comunidadevaledesaron

Artigos Relacionados

Um comentário em “Mulher, seja sábia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *