home Destaques, Formação Quarta-feira de Cinzas: do pó ao pó

Quarta-feira de Cinzas: do pó ao pó

Quarta-feira de Cinzas: do pó ao pó

A quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma, que foi instituída na igreja há muito tempo atrás. Ela acontece 44 dias antes da Páscoa.

“Este é o tempo propício, este é o dia da salvação” 2 Cor 6, 2b

Na missa de hoje, o gesto do padre ao traçar o sinal da cruz em nossa testa com cinzas abençoadas, nos faz lembrar que somos pó e ao pó iremos retornar e com a frase “Convertei-vos e Crede no Evangelho” nos ensina que nossa vida é muito frágil e que a quaresma é o tempo propicio para conversão. É tempo para deixar o pecado que nos afasta de Deus e buscar viver mais próximos de Deus, externalizando isso através do jejum e oração.

Jesus foi tentado no deserto pelo demônio por 40 dias e 40 noites e o venceu com jejum e oração. Por vezes, caímos em muitas tentações porque nossa carne é fraca, mas temos um Deus Misericordioso que vem ao nosso auxilio quando nos colocamos arrependidos e dispostos a mudar de atitude, a mudar de vida. A confissão também é um sacramento que nos afasta do pecado e nos aproxima de Deus.

Quarta-feira de Cinzas: tempo de gestos concretos

Que gesto concreto podemos fazer para melhorar a nossa vida e buscar viver mais próximos a Deus nessa quaresma?

Unidos com a Igreja, no dia de hoje e na sexta-feira da Paixão de Cristo, fazemos abstinência de carne, e nessa quaresma podemos fazer propósitos de algo para não comer (alguma coisa que gostamos, tipo um chocolate, pizza, refrigerante, etc) algo para abrir mão de fazer, de não falar, podemos também, deixar um pouco de lado as redes sociais e que tal escolher um livro de um santo ou escritor cristão para ler e adquirir mais conhecimento sobre a nossa fé?

Tais sacrifícios servem basicamente a 2 propósitos:

  • Em favor dos outros, pelas almas do purgatório e pela conversão dos pecadores;
  • Em favor de nós mesmos, para nossa própria conversão,

Precisamos decidir o que realmente nos cabe fazer nessa quaresma... devemos transbordar no outro nosso desejo de sermos melhores e buscar a santidade nas coisas do dia a dia.

Oração para a Quarta-feira de Cinzas

Senhor Jesus, vós que sofrestes várias tentações no deserto, mas que venceu a morte por sua paixão, dá-nos a graça de viver bem esse período de recolhimento interior durante a quaresma, de refletirmos onde estamos caindo, o que precisamos melhorar e nos ajude a buscar a ter mais intimidade contigo e vencer as tentações do mal. Amém.

 

Vanessa Ribeiro Erzinger

Consagrada da Comunidade Vale de Saron

Acesse nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades da comunidade:
facebook.com/comunidadevaledesaron

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *