home Destaques, Formação O que comemorar neste natal?

O que comemorar neste natal?

O que comemorar neste natal?

“O Natal é alegria porque vemos e finalmente temos a certeza de que Deus é o bem, a vida, a verdade do homem e se abaixa até ao homem, para o elevar a Si: Deus torna-se tão próximo que o podemos ver e tocar”.(Papa Emérito Bento XVI)

Chegando o fim do ano, mais uma data comemorativa, um ano que termina. Muita comida, presentes, família que não se falou o ano inteiro decide se reunir, canções de natal, papai noel, fogos... E já falei muita comida? Sagrada família, nascimento de Jesus, momento de refletir.

Infelizmente hoje essa tem sido nossa ordem de importância sobre o natal. O nascimento do Nosso Salvador deveria ser o centro, mas não tem sido. Em meio a tantas outras coisas ditas como as “mais importantes”, esquecemos do verdadeiro sentido.

Não é errado querer comemorar, celebrar, reunir-se com familiares que não se via a muito tempo, trocar presentes, levar um papai noel para alegrar as crianças. Mas a questão é que hoje não existe mais o controle dessas coisas.

“Homens e mulheres deste nosso tempo, Cristo vem trazer a luz também a nós, vem dar-nos a paz também a nós!”(Papa Emérito Bento XVI)

É só pararmos para pensar: antes as casas eram mais decoradas, as pessoas se preparavam para receber não o presente, mas o Cristo, novenas de natal... A família estava sempre unida não apenas naquele dia - já se encontravam todos na missa.

Tempo de nascimento!

Essa é umas das épocas mais emocionantes, na minha opinião. É tempo de abrir o coração para não só o nascimento do Cristo, mas o nascimento da Sagrada Família em nossos corações.

Precisamos perceber que o tempo está passando muito depressa. De uma forma geral as pessoas falariam que por isso, é preciso "aproveitar", "ser feliz". Mas a questão é que não nos damos conta que é uma felicidade passageira.

Todo mundo está ali empolgado trocando presentes, abraços, demonstrações de carinho e afeto. Um super banquete, e Jesus está aonde?

Crianças já crescem sem dar um sentido, sem conhecer o porquê de uma festa nesse dia. Não sabem que a festa deveria ser para o Rei, para aquele que nasceu com um propósito: nos ensinar a trilhar nosso caminho na escadaria para o céu.

Então precisamos ter essa certeza, antes de dar ênfase para todas as outras coisas. A certeza de que o Cristo está nascendo em nossa família, em nossa casa, e que em nossas vidas Ele é o banquete, o presente.

Nasceu para nos dar a vida: esse é o sentido, é o motivo para celebrarmos.

 

Verônica Góes Duarte

Consagrada da Comunidade Vale de Saron

Acesse nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades da comunidade:
facebook.com/comunidadevaledesaron

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *