Mistério Cristológico

A palavra fundante da Comunidade Católica Vale de Saron (Is 35), constitui a base para a identificação de cada membro com o carisma da comunidade, nossa palavra de fundação nos acompanha desde o início da comunidade e sempre será um ponto fundamental de direcionamento.

O Carisma foi se revelando até muitos anos depois, porém através dessa mesma palavra fundante, e nos elevou a um novo patamar em termos de direcionamento, agora podemos enxergar ações claras que devem envolver a nossa vida dentro desse carisma.
Mas normalmente existe um trecho na palavra de Deus que pode ajudar a guiar a cada uma das novas comunidades configurando-as ao mistério de Cristo. E por fim revelar a Comunidade, seus membros e participantes qual é a passagem da bíblia nos evangelhos que constitui um aspecto único no mistério de Cristo que complementa e fundamenta o carisma, tal palavra recebe o nome nas novas comunidades de Mistério Cristológico.

Segundo a co-fundadora a Comunidade Católica Shalom Maria Emmir Nogueira e outros formadores das novas comunidades, o mistério Cristológico possui 2 ações: Ação Iluminativa e Ação Conformativa.

Ação Iluminativa revela a cada membro rosto de Cristo, que cabe à Comunidade revelar ao mundo.

E Ação Conformativa, porque caberá a cada membro da Comunidade conformar sua própria vida com essa dimensão Cristológica.

A partir da compreensão do mistério articula-se em torno dele a visão de todo mistério de Cristo e de seu Evangelho.

E também é em torno desse mistério que se harmonizam os elementos estruturais da vocação, o que dá a ela sua característica e identidade única. É uma graça de Deus muito grande para um carisma o Mistério Cristológico, pois nos ajuda a identificar as vocações, a adesão pessoal e incondicional ao carisma.

A palavra que percebemos em oração que nos revela tal mistério é:

Jo 4, 1 – 42 – Jesus e a Samaritana no poço de Jacó

Muito claro e identificável, a Samaritana inicialmente rejeitada por sua miséria se encontra com Jesus, depois da conversa com o Messias o reconhece e começa a anunciar aos outros a sua chegada, é restaurada com a água viva e em seguida já começa a levar aos outros a mesma água viva, aqui fica claríssima a visão dinâmica do carisma da Comunidade Católica Vale de Saron, temos aqui o mistério de Cristo que traz um aspecto extremamente enriquecedor ao nosso carisma, precisamos então, meditá-lo e vive-lo.

samaritana