home Destaques, Formação Dia do Perdão de Assis! Dia de Indulgência Plenária!

Dia do Perdão de Assis! Dia de Indulgência Plenária!

Dia do Perdão de Assis! Dia de Indulgência Plenária!

A indulgência plenária é extremamente importante na vida dos católicos. Ao nos confessarmos recebemos o perdão sobre os nossos pecados, porém as penas temporais (consequências dos erros) só são completamente lavadas com a indulgência plenária e a igreja só as concede em ocasiões especiais e raras.

Hoje, dois de agosto é um desses dias, dia do Perdão de Assis, pedido especial do próprio São Francisco de Assis. Em uma noite, como de costume estava ele em oração na pequena igreja de Porciúncula, a qual havia reformado, para honra a Santa Maria dos Anjos, e onde havia de morar junto de seus frades. Entrou em profunda oração, quando o local ficou tomado por uma luz resplandecente, e ao centro da luz estava Nosso Senhor Jesus Cristo e sua amada Mãe, Nossa Senhora, e ao redor deles, diversos anjos.

Ao ver o irmão Francisco debruçado de amor pela humanidade, Jesus lhe pergunta, “Qual o melhor auxílio que desejarias receber, para conseguir a salvação eterna da Humanidade?”

Sem hesitar, São Francisco lhe pede, “Senhor Jesus, peço-Vos que, a todos os arrependidos e confessados, que visitarem esta Igreja, lhes concedais um amplo e generoso perdão, uma completa remissão de todas as suas culpas.”

Jesus lhe fala “O que pedes Francisco, é um benefício muito grande, muito embora sejas digno e merecedor de muitas coisas. Assim, acolho o teu pedido, com uma condição, deverás solicitar essa indulgência ao meu vigário na terra.”

São Francisco foi ao encontro do Papa Honório III, e após lhe contar todo o ocorrido, o Papa lhe concede tal graça, para que todos que verdadeiramente arrependidos de todo seu coração, visitassem a igreja de Porciúncula no dia 2 de Agosto, receberia então a indulgência plenária.

Sobre a Indulgência

Em 9 de Julho de 1910, o Papa Pio X concedeu autorização aos Bispos de todo o mundo, só naquele ano de 1910, para que designassem qualquer Igreja Pública das suas Dioceses, a fim de que também nelas, as pessoas recebessem a Indulgência da Porciúncula. (Acta Apostolicae Sedis, II, 1910, 443 sq.; Acta Ord. Frat. Min., XXIX, 1910, 226).

E por fim, no dia 26 de Março de 1911, essa graça especial foi renovada por tempo indefinido, através do Decreto da Sagrada Congregação de Indulgências, (Acta Apostolicae Sedis, III, 1911, 233-4).

Portanto, não perca a oportunidade dessa maravilhosa graça o Perdão de Assis, um pedido especial do próprio São Francisco de Assis a Nosso Senhor Jesus Cristo, pensando em nossa salvação. Hoje Deus se derrama profundamente nas almas que clamam Seu perdão.

Perdão de Assis 1

Camila Keiko Hiramuki Xavier
Consagrada da Comunidade Vale de Saron

Acesse nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades da comunidade:
facebook.com/comunidadevaledesaron

Artigos Relacionados

Um comentário em “Dia do Perdão de Assis! Dia de Indulgência Plenária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *