home Destaques, Formação A mística da disciplina na vida Cristã

A mística da disciplina na vida Cristã

A mística da disciplina na vida Cristã

Dicas de ouro sobre disciplina

Não se chega a lugar algum sem disciplina. Isto vale para carreira, desenvolvimento de habilidades, rendimento físico, dieta e vida de fé.
Para determinar um horário e um regime de orações fixo, e se manter fiel, é necessária muita disciplina. Amar alguém mesmo que você tenha inúmeras razões para agir de maneira contrária requer muita disciplina. Assumir compromissos que visam interesses maiores que os seus e realizar sacrifícios para bem atendê-los requer muita disciplina. Submeter-se às regras e hierarquias da vida comunitária requer muita disciplina. Jejuar e vencer os desejos da carne, requer muita disciplina...

Exemplos de disciplina

Os Santos são grandes exemplos de disciplina, que dá sustento as decisões que tomamos e escolhas que fazemos. Pessoas que souberam ser firmes até a última consequência e por isso são inspirações para nós.

Se há algo que é prático na esfera espiritual é a disciplina. Acordar no horário, reservar momentos de encontro com o Senhor, não encurtar as orações para acabar antes, viver os dias de jejum sem burlar as condições previamente estipuladas, tudo isso envolve ser alguém disciplinado e não apenas alguém que crê.

Você pode ser disciplinado nas mais variadas esferas da vida e não professar nenhum tipo de fé, no entanto levar a cabo o seu propósito através da disciplina demanda que exista fé no objetivo final da tarefa proposta. Por exemplo, quando se faz uma dieta para emagrecer, a disciplina – que consiste no ato concreto de cortar/reduzir o consumo de determinados alimentos – é movida pela fé de que aqueles quilinhos indesejados serão eliminados. Uma fé que não leva a uma vida mais disciplinada (e aqui estamos falando de muito mais do que restrições e reeducações alimentares) é, para dizer o mínimo, apenas imaginária.

Os desafios da disciplina

Apesar de prática a questão da disciplina não é um desafio menor, vai contra a nossa tendência de ficar confortável e fazer o que é agradável. Consiste justamente no oposto: sacrifícios, regras, obrigações... coragem, desprendimento, decisão... Porém nossa fé está em algo maior do que perder peso, está numa promessa consumada de salvação pela qual vale a pena lutar, e mais, é algo que não depende apenas de nós, mas que contamos com a graça de uma ajuda superior para conseguir viver!

Talvez você não tenha começado bem nesse intento, ou talvez você tenha oscilado muitas vezes e isso te leve a questionar o quão estabelecida realmente a sua fé está. Eu passo por isso o tempo todo, sinto como se estivesse presa nesse looping em que ora creio inabalavelmente e por essa fé sou capaz de tudo, ora nada faz sentido e me torno preguiçosa e relaxada com as coisas do Senhor. Nesse segundo momento, em que a fé está abalada, a disciplina precisa dar conta de ser inabalável até que o sentido volte a ter sentido.

Se você também faz esse tipo dos que de tempos em tempos tem que dar um RESET na vida, e por isso sofre grandemente, tome ânimo nessas palavras do nosso amigo e Santo Padre Pio:
"Seja constante e perseverante. O Divino Mestre promete o prêmio não a quem começou bem, mas a quem persevera até o fim."

Vamos rezar juntos?

Querido Jesus, recorro a ti pois em mim nenhum mérito encontro. Dai-me a graça de ser uma pessoa disciplinada e assim atender com fidelidade e generosidade os compromissos que tenho com a minha vida espiritual. Que eu faça minhas orações com reverência e alegria, nos horários propostos.

Que eu saiba amar o meu próximo genuinamente. Que eu tenha respeito e subordinação àqueles que tem autoridade espiritual sobre mim. Que eu viva o meu chamado em sua completude até o último dos meus dias. E que eu faça tudo isso como livre resposta de fé ao amor que o Senhor tem por mim. Tudo isso, vos suplico pela intercessão da bem-aventurada, e disciplinada, Virgem Maria, mediadora de todas as graças do Céu. Amém.

 

Pollyana Sobenko

Consagrada da Comunidade Vale de Saron

Acesse nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades da comunidade:
facebook.com/comunidadevaledesaron

Artigos Relacionados

2 comentários em “A mística da disciplina na vida Cristã

    1. Olá Fatima,
      Que você tenha muita sabedoria nas buscas por respostas aos seus questionamentos. Estamos juntas nessa!
      Obrigada pelo comentário!

      Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *